Autoresponsabilidade

Já era tarde da noite, quando nos despedimos de nosso amigo Cássio, depois de uma pizza, vinho, uma mexerica de sobremesa e muitas ideias trocadas. Ele é um experiente consultor na área de recrutamento e seleção de pessoas e estava de passagem pela cidade. Eu ainda não havia tido a oportunidade de conversar com ele sobre os caminhos profissionais que trilhei nos últimos anos e que me trouxeram até a Vida Simples. Contei as sincronicidades, os percalços, os inúmeros nãos que ouvi, as vezes em que questionei minha competência como gestora, líder e empreendedora, a alegria genuína do time com o propósito por detrás de tudo o que fazemos no dia a dia, os desafios que ainda temos pela frente. Ao final, ele me abraçou e com um sorriso no rosto, me disse: “seu entusiasmo é contagiante”. 

Entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo. Segundo a etimologia, a palavra deriva do grego  enthousiasmós que significa  "ter um deus interior" ou "estar possuído por Deus". Para os gregos, que eram politeístas, a pessoa entusiasmada era aquela que se sentia preenchida por um dos deuses em que acreditava, e que por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, por exemplo, se você fosse uma pessoa entusiasmada por Deméter, a deusa da agricultura, você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita que sustentaria com abundância sua família naquele ano. Para os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, de criar uma realidade ou modificá-la. Já para Marco Aurélio, o imperador e filósofo romano, a pessoa entusiasmada era aquela feliz com o seu “dever”, não no sentido de obrigação, mas sim, alegre com sua missão, com seu propósito, com as pessoas que acreditam em você. Ele trabalhava pelo “dever”, não pela obrigação.

Pessoas entusiasmadas acreditam que é possível realizar, agem com firmeza, serenidade e alegria. Veem antes as soluções e não os problemas. Não se nasce entusiasmado, torna-se um a partir de suas escolhas e percepções ao longo da vida. Eu acordo todos os dias, ciente e preocupada com os desafios e dificuldades que sei vou enfrentar, mas, com um olhar positivo de que posso encontrar uma solução, se não no momento, ao longo do caminho que for semeando. Claro que a boa colheita não depende apenas disso, mas é preciso acreditar que será abundante.

Meu amigo Cassio também é uma pessoa entusiasmada, alegre e positiva. Ele, havia dois dias, tinha levado sua filha ao hospital, com problemas sérios numa gravidez de risco. Mas, escolheu o caminho da leveza, da fé, da crença que vai dar tudo certo.   Seu netinho Gabriel nasceu alguns dias depois, com 30 semanas, pesando pouco mais de 1 quilo. E está bem. Graças  aos deuses, especialmente a Asclépios, já diriam os gregos.

Compartilhe

WhatsApp
URL has been copied successfully!
Quer receber novidades, dicas e insights relevantes?

Assine minha newsletter

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Acesse também minha comunidade do Whatsapp

Gostaria de me contratar para um trabalho?

Preencha o formulário abaixo e retornarei o contato!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Acesse a comunidade do WhatsApp