“Desejo que em 2023 a coragem esteja sempre ao seu lado, Lu. Junto à toda sua empatia, sabedoria e força”. Este é um trechinho de um bilhete escrito a mão que recebi de uma colaboradora depois de nossa última reunião do ano. Junto ao bilhete, veio um livro: A Coragem para Liderar (Editora BestSeller, 2022), da Brené Brown, autora muito querida de muitos leitores aqui da Vida Simples.
O livro aborda uma necessária liderança mais humanizada, aberta a enfrentar os confrontos com intenção, a ter conversas difíceis com transparência, a ouvir os liderados tanto quanto eles nos ouvem, a mostrar-se vulnerável e não apenas uma máquina de cobrar e produzir resultados. Importante lembrar que mostrar-se vulnerável não tem a ver com fraqueza, mas ser sincero, assumir que não sabe, voltar atrás se necessário, pedir ajuda. Desculpar-se.
A mudança percebida em nosso comportamento, principalmente pós-pandemia, tanto quanto as necessidades das novas gerações que estão surgindo no mercado, faz com que precisemos repensar toda a forma de se liderar pessoas e equipes. Claro que, como empresas, temos resultados e metas a cumprir, mas cultivar um espaço em que as pessoas se sintam seguras, notadas, ouvidas e respeitadas, é de fundamental importância nas organizações, de qualquer tamanho. Não é possível contribuir plenamente tendo como base uma armadura feita de medo.
Ao estabelecer os acordos, as expectativas e limites adequados, a confiança é conquistada nos momentos mais simples, através de pequenas atitudes como prestar atenção, ter gestos de preocupação e vínculo genuínos. Mas, isso não se faz de uma para outra. É preciso um trabalho consistente na cultura da empresa e uma dedicação razoável de tempo dos envolvidos para aprender a liderar desta nova forma, expondo fragilidades, conversando de forma transparente trabalhando as forças do grupo, e aprimorando dia após dia.
Eu como líder, ainda estou neste processo de aprendizado. Percebo o quanto evoluo todos os dias, junto com a equipe. Em conjunto com eles, simplificamos os valores da empresa para cinco, para ficar mais fácil o entendimento das atitudes e comportamentos esperados. São eles: o bem-estar, a simplicidade, a leveza, a integridade e a humanidade. Seja para dentro, seja para fora, estes valores, essencialmente humanos, guiam nossas ações e atitudes e colaboram para lideremos com mais coragem, sabendo que aqui, podemos ter conversas difíceis, mas os corações sempre estão cheios de amor e plenitude.

