Sempre tive muita dificuldade em lidar com as críticas. Cresci numa época em que as meninas não eram empoderadas para terem voz e personalidade forte. O mundo esperava que nos comportássemos bem, fôssemos corretas, estudiosas e muito educadas. Meus pais faziam sua parte, eram rígidos e eu não queria dar motivo nenhum para que eles precisassem me chamar a atenção. Fui uma excelente estudante, a filha mais velha responsável pelas irmãs, a garota exemplar.
Na idade adulta, consegui muita coisa com este meu comportamento responsável, por outro lado, tive muita dificuldade em lidar com críticas que vieram ao longo do caminho, por que lógico, elas vieram. Lembro-me como se fosse hoje de meu primeiro estágio em um banco. Preenchia a ficha de novos clientes ainda na máquina de datilografar. Estas, iam para o gerente da agência assinar. Em um determinado momento ele me chamou a atenção porque algumas dessas fichas estavam rasuradas como se tivessem sido feitas de forma desleixada. Sofri muito pela crítica (que tinha toda razão), chorei dias com vergonha tanto que me lembro até hoje, passados mais de duas décadas. Processei depois de algum tempo e fui ganhando forças. Na segunda fase, eu já não mais chorava, mas reagia de forma áspera, tentando me defender, ou seja, alguém que não eu, era culpado por alguma coisa que estavam me criticando.
Por que em geral é tão difícil de se receber críticas? Na verdade, a dificuldade vem da tensão que opõe duas demandas essenciais de qualquer ser humano: a necessidade de aprender e evoluir e a de ser aceito como se é. Como resultado, raiva, ansiedade, sensação de injustiça, tristeza, preocupação. E, mesmo que quem nos criticou informe que não é nada pessoal, aquilo não ameniza o choque.
Leva-se muito tempo para perceber que precisamos das duas coisas e que uma depende da outra: a evolução e a aceitação. Identificar tendências e reações de comportamento, saber realmente filtrar o indivíduo da crítica, acalmar-se, refletir, procurar ajuda externa ou até mesmo da pessoa que nos criticou pedindo sua opinião em como melhorar, colabora para que possamos evoluir.
Críticas não são fáceis de se receber por ninguém e como líder, eu diria que também não são fáceis de se fazer. Mesmo que saibamos que são essenciais ao nosso crescimento, elas ativam nossos mecanismos psicológicos de defesa e proteção. Entretanto, o desenvolvimento da faculdade de tirar proveito das críticas mesmo com todas as reações que nos provoquem, é fundamental para nossa evolução pessoal e para a pavimentação daquilo que de fato tanto queremos ser.

