Como avaliar sua vida?

Professor Clayton Christensen foi um dos mais renomados professores da escola de negócios de Harvard. Reconhecido mundialmente por suas teorias sobre inovação e autor best-seller sobre o tema, influenciou uma geração de estudantes e empresários pelo mundo. Em 2010, convidado para a cerimônia de graduação dos estudantes, fez um discurso memorável sobre escolhas, sentido e felicidade. O discurso deu origem ao livro How will you measure your life? (Como avaliar sua vida?), publicado em 2012. É um dos meus livros favoritos, principalmente pelo fato de Clayton ser um empresário e consultor dos mais importantes, focado em resultados, mas um líder com uma visão humanista incomum no mundo dos negócios.

Sua inspiração veio da observação da trajetória de alguns colegas das escolas de Harvard e Oxford que ele frequentou: empresários bem-sucedidas, presidentes de importantes organizações, consultores renomados, muitos haviam ganhado muito dinheiro. Entretanto, por detrás de todo aparente sucesso, muitos não estavam felizes com o que estavam fazendo, outros tiveram sua reputação afetada por decisões errôneas, alguns estavam na prisão, e muitos não tinham saúde nem felicidade em suas vidas pessoais. Todos estamos sujeitos a decisões erradas, mas como evitar ou minimizá-las? E o mais importante, como aprender com elas?

Como eu tenho a certeza que serei bem-sucedido e feliz em minha carreira? Eu vivo uma vida de integridade? Quais os meus limites?  O trabalho pode trazer um senso de preenchimento e propósito, mas não apenas ele. Nossa vida pessoal, nossos valores, nossa família , nossa participação na comunidade também tem um papel importante na jornada de construção de felicidade e sentido. O trabalho não é a vida. É parte dela. 

Intimidade, amor, uma maternidade descomplicada e leve, relações duradouras com minha família e amigos, ler mais, cuidar da saúde física e emocional, aprender a ouvir o silêncio para encontrar a paz de espírito, usar o trabalho para ajudar as pessoas e melhorar o mundo, são minhas estratégias para construir uma vida com sentido. Constantemente estou olhando os rastros que deixo, aprendendo com meus erros e dos outros, corrigindo rotas. 

Professor Clayton faleceu em janeiro deste ano, depois de uma árdua batalha contra o câncer. Suas ideias permanecem através de seus escritos, suas aulas, seus projetos. Era um homem muito ligado a sua esposa, filhos e à Igreja a qual pertencia. Certamente viveu uma vida cuja métrica valeu a pena. E, você, como avalia sua vida? Quais são seus valores inegociáveis? Quais são suas prioridades na vida? O que realmente faz sentido em tudo o que já fez até agora? Ainda há tempo de construir um novo capítulo neste livro?  Espero que sim! 

Compartilhe

WhatsApp
URL has been copied successfully!
Quer receber novidades, dicas e insights relevantes?

Assine minha newsletter

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Acesse também minha comunidade do Whatsapp

Gostaria de me contratar para um trabalho?

Preencha o formulário abaixo e retornarei o contato!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Acesse a comunidade do WhatsApp