Uma nova consciência

A Vida Simples (ainda) é uma empresa pequena. E, como sou eu quem responde por ela, frequentemente sou chamada para participar de eventos empresariais onde acabo encontrando líderes de grandes corporações, e sempre aprendo muito.  No final de 2019, fui convidada a dar uma palestra em um encontro de executivos de empresas argentinas em Buenos Aires. O anfitrião deixou claro que não queria que falasse sobre a Vida Simples empresa, e sim sobre o propósito que a move. O que teríamos para ensinar a grandes executivos, afinal? Os valores que defendemos teriam utilidade e encontrariam eco dentro das grandes empresas? 

Já no palco, tensa com aqueles 400 pares de olhos sobre mim e meu espanhol enferrujado, respirei fundo e comecei a falar,  imaginando que ali havia uma plateia de pessoas comuns querendo aprender, e não executivos superpoderosos.

Meu discurso foi sobre a elevação do nível de consciência, como complemento às competências técnicas e gerenciais. A começar pela liderança, que só é legítima se o líder lidera primeiramente a si mesmo. Reforcei a importância de se cuidar do corpo, da mente, dos sentimentos e emoções. De observar-se, de manter-se calmo diante das dificuldades, de não se cobrar em demasia. Comentei sobre a libertação que é assumir que não se sabemos tudo, que temos fraquezas, que devemos questionar excessos, de precisamos focar naquilo que realmente importa. E, falei não como especialista ou convidada especial, mas na posição de uma líder empresarial como eles, sabendo do desafio que é gerir a empresa, as pessoas, a família e ainda cuidar de si mesmo. Principalmente para as executivas mulheres. Expus minha convicção de que é possível desenvolver o lado profissional sem descuidar da pessoa que se é.

Encerrei muito emocionada e ainda tensa e temerosa de não ter agradado a plateia, mas, para minha surpresa e felicidade, fui surpreendida com aplausos pra lá de calorosos. Na sessão de perguntas e depois, no coquetel nas instalações do belo Hotel Alvear, pude sentir o interesse genuíno das pessoas nos temas que abordamos por aqui.

Alguns meses mais tarde, todos nós fomos sacudidos pela realidade da vulnerabilidade de um vírus e uma crise de nossa saúde mental. E finalmente o momento de elevar a consciência chegou às empresas. Ao menos daquelas que irão sobreviver ao tempo. 

Luciana é CEO e Publisher da Vida Simples. Para assistir à palestra, realizada em 2019 no Fórum de Qualidade de Vida do LIDE Argentina, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=tcuIPGfC5Fg&t=116s.

Compartilhe

WhatsApp
URL has been copied successfully!
Quer receber novidades, dicas e insights relevantes?

Assine minha newsletter

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Acesse também minha comunidade do Whatsapp

Gostaria de me contratar para um trabalho?

Preencha o formulário abaixo e retornarei o contato!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Acesse a comunidade do WhatsApp